[Clube Passageiro #4] O processo criativo
AGOSTO/23 - Confira as informações sobre o encontro #4 do Clube Passageiro.
O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração.
Para participar dos mini workshops mensais e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter.
Se você ainda não é assinante e quer participar do encontro de agosto, ainda dá tempo; assine com 30% de desconto.
Não vai conseguir assistir ao vivo? Sem problemas. As gravações dos workshops ficam disponíveis por 30 dias.
1.
De onde vêm as ideias?
Como transformar o pensamento em ação?
Como lidar com o imediatismo?
Como ter consistência?
E o perfeccionismo?
Uma das grandes alegrias da minha vida até aqui foi a primeira vez em que vi um livro meu na estante de uma livraria; 15 de agosto de 2019, antiga livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista.
O ato de escrever um livro, no entanto, é bem menos glamouroso do que parece. São meses (ou anos) lutando contra o cursor do editor de texto, contra o bloqueio criativo, contra a montanha-russa de emoções que vai do excesso de confiança à síndrome do impostor.
Depois tem todo o processo até o livro ser, enfim, publicado; somam-se mais alguns meses (ou anos) até a versão final ir para as estantes das livrarias.
Você começa, então, a escrever um outro livro. Quer que o segundo seja melhor que o primeiro, busca novas referências, quer fazer as coisas com calma; mas ao mesmo tempo quer (tem que) manter-se relevante.
E, no meio disso tudo, ainda precisa ser criativo para sobreviver: criar posts para as suas redes sociais, pensar em linha editorial, em temas semanais para a newsletter, em produzir conteúdos para você e para os outros, em pagar os boletos.
Como equilibrar os pratinhos?
2.
O questionamento acima foi feito na comunidade fechada do Clube Passageiro no Telegram.
Algumas semanas antes do nosso encontro mensal, costumo pedir sugestões de temas para os assinantes. “Processo criativo” foi o grande vencedor de agosto.
No próximo dia 31, às 18h do Brasil, apresentarei um mini workshop sobre o meu processo de criação; o fazer criativo (seja nos projetos que realmente quero fazer quanto naqueles que preciso fazer).
A edição de agosto funcionará da seguinte maneira:
1 hora de apresentação;
15 minutos de atividade prática;
45 minutos de perguntas e respostas.
A gravação do mini workshop ficará disponível por 30 dias.