[Clube Passageiro #5] Como gerar conexão com o seu público
SETEMBRO/23 - Confira as informações sobre o encontro #5 do Clube Passageiro.
O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração.
Para participar dos mini workshops mensais e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter.
Se você ainda não é assinante e quer participar do encontro de setembro, ainda dá tempo; assine com 30% de desconto.
Não vai conseguir assistir ao vivo? Sem problemas. As gravações dos workshops ficam disponíveis por 30 dias.
1.
Ano passado, mais ou menos nessa época, eu estava em São Paulo preparando minha palestra para o TEDx – o tema do evento foi “Lugares” e falei sobre pertencimento, sobre como casa é onde o seu coração está, e por algum motivo que desconheço o vídeo ainda não está disponível no YouTube; mas o e-mail de hoje não é sobre isso.
Durante a preparação para o TEDx li alguns livros técnicos sobre como ser um palestrante de sucesso, essas coisas, e um elemento central parece ser consenso nesse tipo de obra: uma boa palestra precisa, além de um bom conteúdo, de conexão entre o palestrante e o seu público.
Ter vivido uma vida nômade nos últimos seis anos e depois ter fixado residência em Paris não contribuiu com a minha até aqui curta carreira nos palcos brasileiros – ainda mais agora que o presencial voltou com tudo –, a logística não é fácil nesses casos, principalmente quando não querem lhe pagar cachê para palestrar, “você ganhará visibilidade”, eles dizem, mas o e-mail de hoje também não é sobre isso.
2.
Já são dez anos escrevendo na internet – o matheusdesouza.com nasceu em 2013. As coisas começaram a engrenar, no entanto, apenas em 2015, quando comecei a escrever também no LinkedIn.
Através da tóxica e odiada rede profissional consegui, ainda que sem querer no início, criar um público que, de alguma forma, se identificava com as coisas que eu escrevia – já naquela época eu batia em comportamentos corporativos que não concordava, o que acabava gerando uma espécie de familiaridade em quem me lia; eu escrevia coisas que as pessoas já haviam pensado, mas nunca externalizado, gerando uma conexão instantânea entre escritor e leitor.
Era comum receber comentários públicos ou privados como “nossa, parece que você descreveu a empresa em que trabalho” ou então “nossa, parece que esse texto foi escrito para mim”.
E foi.
3.
Autenticidade é outro ponto importante para gerar conexão com o público.
Hoje não tenho milhões de seguidores como os influenciadores famosinhos, mas felizmente tenho gente suficiente interessada em comprar minhas ideias malucas e embarcar nos meus projetos; e isso faz parte de uma visão clara de longo prazo; dizer mais “não” do que “sim”; não fazer o que todo mundo está fazendo; criar conexões genuínas com o público.
E o e-mail de hoje é sobre isso.
🗓️ Mini workshop: Como gerar conexão com o seu público
No próximo dia 28, às 18h do Brasil, apresentarei um mini workshop sobre os caminhos e as estratégias para você, que produz conteúdo na internet, criar conexões e manter o seu público engajado.
A edição de setembro do Clube Passageiro funcionará da seguinte maneira:
1h hora de apresentação;
30 minutos de atividade prática e discussão;
30 minutos de perguntas e respostas.
A gravação do mini workshop ficará disponível por 30 dias.