[Clube Passageiro #6] Como manter a constância em seus projetos
OUTUBRO/23 - Confira as informações sobre o encontro #6 do Clube Passageiro.
O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração.
Para participar dos mini workshops mensais e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter.
Se você ainda não é assinante e quer participar do encontro de outubro, ainda dá tempo; assine com 30% de desconto.
Não vai conseguir assistir ao vivo? Sem problemas. As gravações dos workshops ficam disponíveis por 30 dias.
1.
Constância
substantivo feminino
qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência, persistência, insistência, obstinação.
2.
Na última sexta-feira a newsletter Passageiro chegou em sua 52ª edição, ou seja, 52 vezes em que cumpri o acordo público com a minha audiência de enviar um e-mail semanal; sempre às sextas.
Quando a newsletter teve início, em outubro de 2022, a ideia era compartilhar o processo de escrita do meu próximo livro tendo como pano de fundo a vida em uma cidadezinha na costa da Toscana; minha esposa estava no meio do processo de obtenção da cidadania italiana e nos mudamos para a Itália por 3 meses; tempo que eu, ingenuamente, achei que seria suficiente para finalizar o livro.
Nômade Digital, meu primeiro livro, foi escrito em um espaço de seis meses. Passageiro, seu sucessor, tem demorado mais; um ano se passou desde que encontrei o formato e comecei a trabalhar nele pra valer.
3.
A ideia de Passageiro surgiu em 2019; rascunhei algumas coisas ao longo daquele ano, coloquei o projeto na gaveta durante a pandemia e o retomei apenas quando me mudei para a tal cidadezinha na costa da Toscana; a newsletter, que nasceu nesse período, tem sido fundamental no processo como uma forma de experimentação – não apenas estilística, mas também de conteúdo, uma vez que tenho uma resposta dos leitores em tempo real.
Somos fascinados com os processos criativos de outros autores, queremos saber em quanto tempo aquela obra que admiramos foi criada, mas a verdade é que cada projeto é único e demanda mais ou menos tempo; e é um erro cairmos na armadilha da comparação.
O mesmo vale para números.
Optei por não importar listas de e-mails de projetos anteriores, porém, não é certo dizer que comecei a newsletter Passageiro do zero. Essa não é a minha primeira newsletter, de modo que enviei dois e-mails para toda a minha antiga base avisando do novo projeto. Além disso, tenho uma boa audiência nas redes sociais, ou seja, foi mais fácil (ou menos difícil?) construir um público do que se eu estivesse começando algo do zero sem esse background.
No entanto, já estive nessa posição de começar do absoluto zero; para usar o termo da galera do marketing digital.
Em 2015, frustrado com o andamento da minha carreira, comecei a produzir conteúdos no LinkedIn com o intuito de ser visto – e consegui: em 2016, após exatos 100 artigos escritos (eu acordava cedo e escrevia 3 por semana antes de bater ponto na firma), saí na primeira lista de Top Voices da rede profissional; a validação que eu precisava para me demitir e viver de acordo com os meus próprios termos.
4.
Meu primeiro – e até aqui único – livro publicado foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020. Não nasci em uma casa com livros, não nasci no eixo Rio-SP, nunca tive contatos importantes e trabalhei boa parte da minha vida em trabalhos convencionais ganhando uma miséria.
Minha constância com a escrita começa em 2015, com o LinkedIn, e sei que não sou um escritor genial, mas sou esforçado. Leio muito. Leio os livros que não li quando era mais jovem. Se não posso ter o talento natural de Messi, que tenha o talento construído de Cristiano Ronaldo; é por isso que quando começo um projeto insisto até que ele dê certo; não sou do tipo que desiste no segundo mês porque meu conteúdo está tendo apenas 10 likes; sou obstinado.
E o encontro de outubro do Clube Passageiro é sobre isso: ser esforçado e não desanimar com métricas da vaidade e comparações com a grama (e a grana) do vizinho enquanto você tem que suar pra pagar os boletos; é sobre sentar a bunda na cadeira e fazer as coisas acontecerem.
🗓️ Mini workshop: Como não desanimar e manter a constância em seus projetos
No próximo dia 26, quinta-feira, às 18h do Brasil, apresentarei um mini workshop sobre meus métodos e rituais para não desanimar e manter a constância em meus projetos criativos; resultado de quase uma década criando projetos solo na internet.
A edição de outubro do Clube Passageiro funcionará da seguinte maneira:
1h15min de apresentação;
45min de discussão e perguntas e respostas.
A gravação do mini workshop ficará disponível por 30 dias.