[Clube Passageiro #9] O processo de escrita de um livro de não ficção
JANEIRO/24 - Confira as informações sobre o encontro #9 do Clube Passageiro.
A newsletter Passageiro é gratuita, porém, ao assinar o Clube Passageiro1 você tem direito a benefícios exclusivos – incluindo workshops mensais e uma comunidade no Telegram para fazer networking e trocar ideia com outros produtores de conteúdo.
No workshop de janeiro, que acontecerá no próximo dia 25, às 18h de Brasília, o assunto será O processo de escrita de um livro de não ficção.
“Minha vida daria um livro”. Quantas vezes já ouvi isso por aí. Escrever um livro está no imaginário de muita gente, no entanto, poucos são aqueles que, de fato, colocam as suas ideias no papel – ou nos meios digitais.
Escrever é um ato solitário – e talvez por isso muitos rascunhos não passem disso: rascunhos. Exceto quando você é um(a) escritor(a) que tem um contrato com uma editora, não há um chefe lhe cobrando, de modo que, baseado na minha experiência, ouso afirmar que, hoje em dia, com tantas distrações por aí, ser publicado não é a parte mais difícil de publicar um livro; escrever é.
Para início de conversa, não é só “sentar a bunda na cadeira e escrever”. A escrita não funciona dessa maneira. Existe um processo e, assim como em uma maratona, não adianta gastar todo o seu fôlego no início; ou você dificilmente chegará até a linha de chegada.
Muito do seu tempo será gasto em pesquisa. Depois você finalmente conseguirá escrever uma frase, essa frase se tornará um parágrafo, esse parágrafo sofrerá cortes e, se der sorte, depois de algumas semanas você terá um capítulo. A escrita de um livro é fragmentada – e alguns livros demoram mais que outros para serem escritos.
Nômade Digital, meu primeiro livro, foi escrito em cerca de seis meses. Com Passageiro, o segundo (ainda sem data de lançamento), levei cerca de dois anos apenas para encontrar um formato – e estou entrando no segundo ano da escrita propriamente dita.
🗓️ Workshop de janeiro do Clube Passageiro
Na próxima quinta-feira (25), 18h de Brasília, compartilharei com os assinantes pagos da newsletter Passageiro o que aprendi nos processos de escrita de dois livros de não ficção; os erros e acertos, os formatos, os planejamentos, as referências, as dicas que eu gostaria de ter recebido.
O que você precisa saber sobre o encontro de janeiro do Clube Passageiro:
Tema: O processo de escrita de um livro de não ficção
Data: quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Horário: 18h de Brasília
Duração: 1h15min de apresentação + 45min de discussão e perguntas e respostas
Como participar: inscrevendo-se em qualquer um dos planos pagos do Clube Passageiro