Medo e Delírio #1 – O último cronista
Passageiro nas Olimpíadas: o que esperar da cobertura mais literária dos Jogos de Paris.
A newsletter Passageiro é gratuita, porém, ao assinar o Clube Passageiro você tem direito a benefícios exclusivos – incluindo workshops mensais e uma comunidade no Telegram para fazer networking e trocar ideia com outros produtores de conteúdo.
Por Matheus de Souza
03 de maio de 2024
PARIS, FRANÇA
1.
Esse mês faz um ano que deixei a vida nômade para trás e fixei residência em Paris. Um dos primeiros programas culturais que fiz na cidade foi visitar uma exposição na Fundação Louis Vuitton com as obras colaborativas feitas à quatro mãos por Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat entre 1983 e 1985. O acervo conta, entre outras pinturas, com a série de quadros que a dupla produziu inspirada pelos Jogos Olímpicos de 1984 realizados em Los Angeles; também estão expostos os retratos feitos pelo fotógrafo Michael Halsband em que Warhol e Basquiat posam juntos vestidos como boxeadores.
2.
Quando iniciei a newsletter Passageiro em outubro de 2022, a ideia era compartilhar o processo de escrita do meu próximo livro tendo como pano de fundo a vida numa cidadezinha na costa da Toscana; havíamos, I. e eu, nos mudado para a Itália por três meses para que ela fizesse o seu processo de cidadania italiana; o primeiro passo do nosso plano de fixar residência na Europa. Os três meses passaram voando, ainda não terminei de escrever o livro e a newsletter acabou tomando outros rumos; agora, em 2024, Passageiro faz um novo desvio de rota: após ter sido seguidamente desprezado pela grande mídia (contei a fofoca aqui), os astros da aleatoriedade que regem a minha vida felizmente se alinharam mais uma vez e consegui credenciamento para os Jogos Olímpicos de Paris; de forma independente e sem precisar seguir a linha editorial de terceiros (daí o emoji da bandeira pirata 🏴☠️).
3.
O fato de eu não ser jornalista, mas um escritor curioso com experiência em produzir conteúdo para a internet, algo que a princípio poderia ser visto como um problema dentro desse meio que insiste em não se atualizar, talvez seja justamente o meu grande trunfo neste projeto; 🏴☠️ Medo e Delírio nas Olimpíadas de Paris, a nova seção da newsletter Passageiro, não será a maior cobertura, mas será, no mínimo, a mais literária.
Bebendo na fonte dos grandes nomes do jornalismo literário (o New Journalism de Tom Wolfe), minha ideia com essa cobertura, cujo título evidentemente é inspirado em Hunter S. Thompson (e não no podcast de Brasília), é escrever histórias de fôlego (o famoso textão que não tem mais espaço na grande mídia) sobre aqueles esportes que ouvimos falar apenas de quatro em quatro anos; quero investigar quem são esses personagens que praticam modalidades como esgrima, hockey ou badminton; quanto mais aleatório melhor. Mais que isso: ao me colocar também como personagem neste 🏴☠️ Medo e Delírio…, quero praticar os esportes que meus quase 35 anos permitirem; lutar boxe, andar de skate, correr com uma maratonista que vai participar das Olimpíadas (olha o spoiler aí); quero testar os meus limites – físicos e literários.
4.
E aí tem também o meu lado nerd. Minha leitura favorita na infância era o Almanaque Abril 1998, sou graduado em Relações Internacionais e pós-graduado em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, de modo que não posso fingir que a Rússia não invadiu a Ucrânia, assim como não dá para fingir que não há um genocídio em curso em Gaza; a Rússia foi banida dos Jogos de Paris, mas Israel não; por que?; e aí tem as ameaças de terrorismo, tem o fantasma de Munique 72, tem Medo (e Delírio).
5.
Diferente de Passageiro que tem uma frequência definida (semanal; toda terça), 🏴☠️ Medo e Delírio… será mais anárquica em termos de calendário; por tratar-se de uma cobertura de um evento esportivo com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, terei que escolher as minhas batalhas, de modo que essas histórias de fôlego sairão quando for a hora certa; em minhas redes sociais (Instagram, LinkedIn e YouTube), no entanto, publicarei diariamente bastidores sobre os Jogos e também sobre essa experiência maluca de fazer parte disso.
6.
E aí tem a grana.
Como vocês sabem, assinantes pagos da newsletter tem direito a benefícios exclusivos. Pois bem, decidi incluir mais um: além dos workshops e da comunidade, a partir de hoje, quem assinar qualquer um dos planos pagos da newsletter terá acesso a uma edição extra e mensal com os bastidores dos bastidores dessa tentativa de ganhar a vida com a escrita na Era dos Vídeos Curtos & dos Influenciadores Digitais; a primeira sai no fim do mês.
E tem também a publicidade. Se você quer um publi foda sobre a sua marca diretamente de Paris, manda um e-mail para eu@matheusdesouza.com com a sua ideia – imagina comprar os naming rights desse projeto? “🏴☠️ Medo e Delírio nas Olimpíadas de Paris, um oferecimento DA SUA MARCA”.
Amei a seleção da playlist e animada pros próximos capítulos 🍀🏴☠️ Aqui em casa já somos mundinho Matheus de Souza e Rebeca Andrade representando nas Olimpíadas! 🇧🇷
Parabéns Matheus! Boa sorte na sua cobertura olímpica! Já curioso pelos textos que certeza vão valer a pena serem lidos (e serão melhores que vidos de tik tokers)