[Passageiro #76] O Rio Grande do Sul precisa da nossa ajuda
E é impossível que você não possa ajudar de alguma forma.
🎧 Para ler ouvindo: essa versão de Amigo Punk, por Wander Wildner.
Eu já tinha uma edição da newsletter programada para esta terça-feira, mas não há clima para falar de outro assunto se não o desastre sem precedentes no Rio Grande do Sul.
Minha esposa é natural de Canoas, município com cerca de 350 mil habitantes que foi um dos mais atingidos pela catástrofe; estima-se que dois terços da cidade tenha sido devastada (o equivalente a uma extensão de quase 11 mil campos de futebol engolidos pela enchente). O número oficial de desabrigados em Canoas é de 15 mil pessoas, mas outras dezenas de milhares precisaram deixar as suas casas – incluindo a minha sogra (que, felizmente, conseguiu deixar o estado e está a salvo).
No tipo de texto que costumo publicar por aqui, muito inspirado no jornalismo literário, o narrador acaba tornando-se parte da história contando um ou outro causo relacionado ao tema, mas de novo: não há clima. Não é hora de ser protagonista; é hora de ajudarmos os nossos amigos com os meios que temos.
Pode ser com grana, poder ser doando roupas e/ou outros itens básicos (os Correios estão enviando de outros estados para o RS), oferecendo caronas, apoiando emocionalmente, divulgando iniciativas, combatendo fake news; alguma coisa você pode fazer.
O
listou alguns links úteis que reproduzo aqui:Uma lista de recomendações para doar roupas e calçados.
Um perfil que conecta crianças perdidas com sua família.
Vamos ajudar?
✍️ Notas de rodapé
O perfil Canoas Mil Grau (@canoasmilgrau) tem divulgado diariamente formas de ajudar. O administrador da página, inclusive, está entre os desabrigados. A chave Pix para doar é canoas1000grau@gmail.com.
O Michel Jasper (@micheljasper) além de também estar divulgando formas de ajudar, tem mostrado um pouco dos bastidores da tragédia; só lendo as notícias por vezes não temos a noção do que realmente está acontecendo por lá.
A Prefeitura de Canoas ativou um canal para doações internacionais.
Hoje (07/05), às 14h do Brasil, Fresno e Podpah se unem em uma live beneficente com a participação de vários artistas de peso. O objetivo é arrecadar doações e você já pode fazer a sua através do Pix ajuda@fresnorock.com.br.
Por aqui voltaremos com a programação normal na próxima sexta-feira com edição inédita de 🏴☠️ Medo e Delírio nas Olimpíadas de Paris; ontem estive na inauguração do Centro Aquático de Saint-Denis em um evento teste para os Jogos que começam dia 26 de julho; França e Estados Unidos se enfrentaram no polo aquático feminino e contarei – do meu jeito – o que vi.
Reforçando: é impossível que você não possa ajudar de alguma forma.
Muito obrigada pelo texto, extremamente necessário neste momento tão difícil :(
Muito obrigada, Matheus! Importante demais tentar transmitir a urgência e a gravidade do que está acontecendo.