Clube #23 – É possível viver de newsletter no Brasil? (feat. Lucas Antonio)
ABRIL/25 - Confira as informações sobre o encontro #23 do Clube Passageiro.
O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros, viagens e aleatoriedades.
Para participar dos bate-papos mensais e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter – assinantes pagos da newsletter Passageiro também têm acesso a uma edição extra e mensal com os bastidores do processo de escrita do meu primeiro romance.
Desde maio de 2023, quando o Clube Passageiro foi fundado, mais de 20 encontros com os mais variados temas foram realizados – e assinantes do Plano Vitalício têm acesso a todo o acervo (são mais de 40h de conteúdo!).
Assim que você escolher um dos planos disponíveis, receberá um e-mail com as instruções para participar da comunidade exclusiva no Telegram e dos encontros mensais via Google Meet.
🎧 Para ler ouvindo1: The Winning Numbers, por Warhaus.
✍️ Por Matheus de Souza
Escritor e viajante. Autor de “Nômade Digital”, livro finalista do Prêmio Jabuti.
1.
Não se fala em outra coisa no mundinho dos escritores brasileiros: é possível viver de newsletter no Brasil? É possível escrever e ser financiado pelos próprios leitores em plataformas como Substack ou beehiiv? É possível apenas escrever sem se preocupar com trends e algoritmos?
Muitas perguntas, algumas promessas e poucos casos concretos de pessoas fazendo isso em língua portuguesa.
2.
O Substack é o novo queridinho de quem escreve no Brasil (especialmente de quem escreve literatura), sou um grande entusiasta da plataforma, mas estou na internet há tempo suficiente para saber que nós, criadores, não devemos colocar todos os nossos ovos em apenas uma cesta – muito menos ser fã de CNPJ.
Lucas Antonio, o Lucão, é um copywriter que escreveu campanhas que ultrapassaram a marca de R$ 200 milhões em faturamento; ele é, também, cofundador da News Makers, a primeira agência de newsletters e funis de vendas inteligentes do Brasil; sua plataforma favorita não é o Substack, mas o beehiiv, onde escreve a newsletter CopyLetter.
3.
Na próxima quarta-feira, 30 de abril, 18h do Brasil, recebo o Lucão no Clube Passageiro com a esperança que ele consiga nos ajudar com essas – e outras – perguntas sobre como pagar os boletos escrevendo newsletters.
Para participar do papo – que ficará gravado, não se preocupe – basta assinar um dos planos pagos desta newsletter.
🗓️ O que você precisa saber sobre o bate-papo com o Lucas Antonio
Tema: É possível viver de newsletter no Brasil?
Data: quarta-feira, 30 de abril de 2025.
Horário: 18h de Brasília.
Duração: cerca de 1h30.
Como participar: inscrevendo-se em qualquer um dos planos pagos do Clube Passageiro.