Passageiro

Passageiro

Share this post

Passageiro
Passageiro
Clube #25 – Negócio de uma pessoa só; ou a vida nos bosques (feat. Jonas Castro)

Clube #25 – Negócio de uma pessoa só; ou a vida nos bosques (feat. Jonas Castro)

JUNHO/25 - Confira as informações sobre o encontro #25 do Clube Passageiro.

Avatar de Matheus de Souza
Avatar de Jonas Castro
Matheus de Souza
e
Jonas Castro
jun 20, 2025
∙ Pago
17

Share this post

Passageiro
Passageiro
Clube #25 – Negócio de uma pessoa só; ou a vida nos bosques (feat. Jonas Castro)
3
1
Compartilhar

O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros, viagens e aleatoriedades.

Para participar dos bate-papos mensais e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter – assinantes pagos da newsletter Passageiro também têm acesso a uma edição extra e mensal com os bastidores do processo de escrita do meu primeiro romance.

Desde maio de 2023, quando o Clube Passageiro foi fundado, mais de 20 encontros com os mais variados temas foram realizados – e assinantes do Plano Vitalício têm acesso a todo o acervo (são mais de 50h de conteúdo!).

Assim que você escolher um dos planos disponíveis, receberá um e-mail com as instruções para participar da comunidade exclusiva no Telegram e dos encontros mensais via Google Meet.

Assine o Clube Passageiro


🎧 Para ler ouvindo1: Woods, por Bon Iver.
Cartão postal de 1907 com uma ilustração do lago Walden onde Thoreau construiu sua cabana.
✍️ Por Matheus de Souza
Escritor e viajante. Autor de Nômade Digital, livro finalista do Prêmio Jabuti.

1.

“Digite #wanderlust no menu de buscas do Instagram e você encontrará mais de 70 milhões de publicações. A palavra, que virou febre nas redes sociais – e inspiração de tatuagem para muitos millennials por aí –, tem origem na língua alemã: wander (caminhar/vagar) + lust (desejo).

(…)

Henry David Thoreau, famoso escritor americano, foi um desses caras que, embora nunca tenha usado #wanderlust no Instagram, nem tivesse um laptop para trabalhar, compartilhava do desejo dos millennials de caminhar rumo ao desconhecido.

(…)

Em 1845, aos 27 anos, Thoreau mudou-se para uma floresta às margens do lago Walden, nas proximidades de Concord, em Massachusetts. Durante dois anos, dois meses e dois dias, viveu isolado numa casinha de madeira que construiu com as próprias mãos. A ideia era, em suas palavras, ‘viver deliberadamente’. Mesmo não sendo agricultor, tornou-se autossuficiente, plantando batatas e produzindo o próprio pão. Em virtude disso, Thoreau é até hoje considerado referência para ecologistas e vegetarianos. Toda essa experiência de autoconhecimento está relatada em Walden, ou A vida nos bosques, sua obra mais famosa, de onde tirei a citação que abre este capítulo e que serviu de inspiração para nomes como Mahatma Gandhi e Martin Luther King. Numa de suas frases mais célebres, Thoreau diz que gostaria de ‘defrontar apenas com os fatos essenciais da existência, em vez de descobrir, à hora da morte, que não tinha vivido’.”

Os recortes acima são trechos do primeiro capítulo de Nômade Digital, meu livro publicado em 2019 que foi finalista do Prêmio Jabuti no ano seguinte.

2.

Há um mês o algoritmo do YouTube me mostrou o vídeo de um rapaz que ganhava R$ 30 mil/mês e “largou tudo” para morar sozinho nas montanhas e criar sua empresa.

Confesso que nos últimos tempos ando meio sem paciência para esse tipo de conteúdo – em parte por culpa dos gurus de marketing digital e afins –, mas resolvi clicar justamente por conta dessa parte das montanhas – de tempos em tempos fantasio uma fuga em direção à elas.

Que bom que cliquei.

Em 35 minutos, sem edição e sem filtros, Jonas, o rapaz do vídeo, compartilha o que viveu em 10 anos de carreira e os caminhos que lhe trouxeram até as montanhas do interior de Minas Gerais; construindo uma empresa pequena e, em suas palavras, “buscando tranquilidade, equilíbrio e, claro, felicidade (a tão sonhada felicidade).”

Um frescor em meio a tanto conteúdo raso na internet.

3.

Na próxima quinta-feira, 26 de junho, recebo o Jonas para um bate-papo sobre alguns temas que ele aborda em seu canal.

Estou cheio de perguntas sobre marca pessoal, LinkedIn, YouTube, negócios e, principalmente, como ficar de boa no trabalho.

Nos vemos lá?

Conheça os planos do Clube Passageiro


🗓️ O que você precisa saber sobre o bate-papo com o Jonas Castro

  • Tema: Negócio de uma pessoa só; ou a vida nos bosques.

  • Data: 26 de junho de 2025.

  • Horário: 18h de Brasília.

  • Duração: cerca de 1h30.

  • Como participar: inscrevendo-se em qualquer um dos planos pagos do Clube Passageiro.

Quero participar do bate-papo


🗓️ Encontro anterior (maio/2025)


Clube #24 – Gestão de tempo e produtividade saudável (feat. Luccas Góes, do Método Naghol)

Clube #24 – Gestão de tempo e produtividade saudável (feat. Luccas Góes, do Método Naghol)

Matheus de Souza e Método Naghol - Luccas Góes
·
May 16
Read full story

🎞️ PassageiroTV

O vlog dessa semana interessará um total de quatro (04) pessoas, mas segui os passos de Anthony Bourdain, William S. Burroughs, Jack Kerouac, Paul Bowles e outros desajustados no Tânger, a antiga Zona Internacional do Marrocos.

Ajudaria MUITO o meu trabalho se você, generosamente, deixasse uma curtida no vídeo e se inscrevesse no canal. Não custa nada.

🎞️ Outros vídeos da PassageiroTV:

  • Atravessei a Ponte do Rio Kwai;

  • Diário visual de Bangkok;

  • Ameaçado de morte na Tailândia;

  • Paris-Bangkok; escrever livros; YouTuber aos 35.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
Uma publicação convidada por
Jonas Castro
Sou o Jonas, um empreendedor digital, estrategista de marketing e engenheiro que mora nas montanhas ⛰️ Eu crio conteúdo profundo pra te ajudar a ficar mais inteligente 🧠
Inscreva-se em Jonas
© 2025 Matheus de Souza
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar