25 Comentários

Delícia de news mesmo!

Deixa eu contar também =]

No 7x1 eu me recusava a assistir a Copa. Estava escrevendo minha tese e ouvindo o silêncio com gritos espaçados de desespero. Liguei a TV, mais um gol da Alemanha, fui ao banheiro, mais um gol da Alemanha. Fiquei surpresa, mas nem triste nem feliz.

No 11 de setembro eu estava estudando para o Vestibular. Ouvi pela TV do vizinho e fui ver o que aconteceu na minha TV.

Na Copa de 1994 eu tinha 13 anos e assisti, torci, fui feliz e até hoje lembro o nome daqueles jogadores. Mas, depois dela não curti mais nenhuma Copa, e foi por opção mesmo.

Te contando isso, acho que no meu Gabinete de Curiosidade teria muito sobre os meus estudos hehe.

Expand full comment

Adorei as suas curiosidades, Stella! Obrigado por compartilhar!

Expand full comment

Belos gatilhos de memória, meu caro! Kkkkk Não gosto nem de lembrar do 7 x 1, pq assiti com os amigos às vesperas de uma viagem p/ Holanda e Alemanha.. O bacana é que, lá na Holanda, os caras choraram comigo . Foi qdo descobri a forte rivalidade das Nederlands com os alemães, que vem desde a Segunda Guerra.

O episódio do Senna foi ainda mais triste, mas recompensado pelo Baggio, uns 3 meses depois. Estava inagurando a adolescencia, vi num telão em Vitória e depois varei madrugada pelas ruas curtindo com os amigos até quase o amanhecer. Seria maravilhoso se eu nao tivesse sido assaltado no ponto de onibus e os malandroos nao tivessem me levado a minha camisa oficial do Flamentgo , autografada pelo Andre Cruz kkkkk (to rindo agora nè... pq já faz quase 30 anos)

Por fim, no 11 de Setembro eu estava nos .... EUA. Rs Morava em Los Angeles na época e fiquei sabendo de madrugada (fuso da Califa é 5 horas mais tarde do de NY) qdo meu roomate chegou bufando em casa dizendo que um avião havia "caído em cima do Empire States" . Como ele não sabia entendia inglês direito e disse que tinha ouvido na radio do carro, cai na gargalhada e virei para o lado p voltar a dormir kkkkk De manhã, entendi o tamanho do drama com a neura e o deserto que viraram as ruas de L.A.

Expand full comment

Quanta curiosidade legal, Daniel! Adorei as histórias. Obrigado por compartilhar!

Expand full comment

Na Copa de 94 eu tinha 14 anos. Chorei demaaais comemorando. Como ato de rebeldia teen, fiz um segundo furo na orelha, pra comemorar. A morte do Ayrton foi no dia do meu aniversário de 14, nesse mesmo ano (94). A festa virou um enterro (com o perdão do trocadilho), com um monte de adolescente chorando. Em 11/09, estava no carro, voltando pra casa, saindo da faculdade quando ouvi a notícia. No ano anterior, mais ou menos na mesma época, eu havia visitado o WTC e isso me fez ficar obcecada com a notícia. Vi todos os filmes, docs e li tudo o que pude a respeito. No 7x1, estava com amigos comendo salsicha alemã. A vida tem seu humor. Sua newsletter me alegra. Acho que é preciso dizer. 😊

Expand full comment

Perdoada! Ri aqui haha :)

Adorei as suas curiosidades, Fabiana. Obrigado pro compartilhar! Me alegra saber que a newsletter te alegra.

Expand full comment

Que delicia de news, Matheus! Vim te contar que no 7 a 1 eu estava exatamente na arquibancada do Mineirão. Se eu fechar os olhos, sou capaz de ouvir o som que mais me marcou naquele dia: o barulho da bola batendo nos pés dos alemães diante do silêncio ensurdecedor da torcida. Não foi um dia bom, mas aem dúvida foi um dia inesquecível! Obrigada por reativar memórias por meio do seu texto!

Expand full comment

Caraca! Que experiência, hein?

“Se eu fechar os olhos, sou capaz de ouvir o som que mais me marcou naquele dia: o barulho da bola batendo nos pés dos alemães diante do silêncio ensurdecedor da torcida”. Isso aqui me pegou.

Obrigado pelo comentário, Rafa!

Expand full comment

Uau!

Desculpa por nos metermos na conversa com o super Matheus, mas o seu relato nos arrepiou aqui. Mexeu com a gente.

A Paula estava no sofá incrédula olhando para a TV e o Rafael estava na janela recitando todo seu dicionário de palavrões aos berros. Hahahahaha

A sua memória é o mais profundo relato que lembramos de ter lido e escutado sobre esse momento. Obrigados por compartilhar aqui.

Abraços!

Expand full comment

Ah, obrigada! ❤️

Expand full comment

Se textos que mais engajam são aqueles que trazem memórias, você conseguiu despertar um milhão de memórias em mim. Sou de 1990 e minha primeira lembrança da vida é exatamente a morte do Ayrton Senna. Eu aprendi o que é a vida com a morte. Profundo. Da Copa, infelizmente não lembro do pênalti do Baggio, uma grande frustração, apenas de um jogo da primeira fase entre Brasil e Camarões. Gostando muito dessa nova fase pós-nômade. Abração!

Expand full comment

Boa! 1994 eu tenho flashes. Acho que muitas das memórias são, na verdade, de um VHS que a gente tinha da Gillete (que era patrocinadora da Copa) com todos os jogos do Brasil. Lembro da comemoração no centro da minha cidade, mas a primeira Copa que tenho lembranças nítidas é 1998.

Obrigado pelo comentário, Mateus!

Expand full comment

Sempre uma alegria ser citado na sua newsletter! Não tenho nem roupa pra isso, haha.

No 11/9, eu estava na aula da 7ª série e descobri o que aconteceu voltando pra casa.

No 7x1, estava trabalhando no jornal, e foi triste ver a reação dos colegas amantes de futebol (não é o meu caso). Me sensibilizei por eles.

Mesmo já tendo 6 anos, não me recordo da Copa de 94 ou da morte do Senna, infelizmente.

Expand full comment

Imagina! haha! Obrigado por compartilhar as suas curiosidades, Faraó!

Expand full comment

Grande, Matheus!

Ficamos impressionados com a sua capacidade de pegar ideias que nos parecem desconexas e costurar em um textaço atrás do outro. Admiramos muito o seu talento!💚

Sobre as memórias, temos 46 anos, então, lembramos de todos os fatos que você trouxe nessa newsletter. No entanto, queremos destacar aqui a beleza e o agradecimento a nós mesmos por termos feito transição nas nossas carreiras e termos conquistado a condição para sermos nômades digitais. Sim, agradecemos à Paula e ao Rafael de 10 anos, que hoje são nossas memórias. Graças à coragem deles, rejuvenescemos e vivemos a graça, a benção, o divino, a maravilha de conhecer pessoas como você, que fala por nós, que nos inspira, que nos ensina e que nos mostra que não estamos sozinhos nesse mundo quanto à forma de percebê-lo. Agradecemos também ao Matheus que fez de seu hobby um modo de vida, a ponto de largar o emprego, viver do que lhe dava prazer e do exercício das suas habilidades, para poder hoje fazer a diferença nas vidas de muita gente, e, em especial, nas nossas.

Matheus, no parágrafo acima, por mais piegas, que possa parecer, não falamos das memórias desses nossos 10 anos de mudança de carreira e 1 ano de nomadismo, quisemos abordar as emoções e sentimentos que estão emanando enquanto escrevemos esse comentário-textão. Não tem como dissociar memória de sentimento. Por isso, agradecemos à Paula e ao Rafael de 10 anos atrás, ao Matheus de Imbituba e ao Matheus de Paris (que demais escrever isso!), que nos propiciaram e propiciam a viver o doce sabor dos sentimentos e emoções trazidos pelas memórias.

Abração, amigo!🫶🏿

Expand full comment

Os comentários de vocês sempre deixam o meu coração quentinho! hehe 🖤

Adorei saber disso tudo. Obrigado, de verdade, pela generosidade de sempre.

Um abraço do Matheus de Paris!

Expand full comment

Onde você estava no 11 de setembro?

Trabalhando e transmitindo (perplexo é claro) tudo ao vivo da emissora de rádio onde eu atuava. Tinha voltado de um intercâmbio no Canadá algumas semanas antes

E no 7x1?

Assistindo aquela 'pelada' em casa. Irritado com os gritos histéricos de uma convidada

Você era nascido(a) quando Baggio perdeu aquele pênalti em 1994? I. não; ela nasceu em 1995.

sim, era nascido e assistir aquela partida

Expand full comment

Boa, Rafael! Adorei saber sobre as suas curiosidades. Obrigado pelo comentário!

Expand full comment

Minha vez!

No 11 de setembro ainda era um plano dos meus pais.

No 7x1 estava em um mini churrasco em casa, meu irmão mais novo tinha menos de 1 ano na época, ou seja, não podíamos participar de grandes movimentações na copa.

Na copa de 94 acho que eu não era nem uma alma vagando pelo universo das ideias ainda.

Meu gabinete da memoria é repleto de paisagens, estudos, artesanatos e cafés com amigos, as melhores lembranças que se pode guardar.

Expand full comment

Ana Livia, confesso que me senti velho por aqui haha :)

Legal ver pessoas de várias gerações por aqui.

Muito obrigado pelo comentário!

Expand full comment

Passando só pra dizer que tô ensaiando entrar no Clube Passageiro porque tô doida pra participar dos encontros e ouvir discussões diferentes (tô de mudança, mas em breve eu entro!). E estou completamente viciada em Hermanos Gutiérrez depois da sua indicação na news :)

Expand full comment

Opa! Fico muito feliz em saber disso, Lili. Nosso próximo encontro é agora no fim do mês.

E, cara, Hermanos Gutiérrez é bom demais, né? haha! Legal que você curtiu. Obrigado pelo comentário!

Expand full comment

Adorei essa news Matheus, despertou muitas lembranças! Quando criança eu sempre adorei a época da Copa, principalmente de pintar e decorar a rua! Que delícia! Em 1994, eu tinha 20 anos e estava morando no Japão. Trabalhava à noite, lembro de chegar em casa de manhã e ligar a TV para ver o jogo. A minha tia estava tão nervosa que foi sentar na rua para não ver os pênaltis, rs. Foi realmente inesquecível ! 11 de setembro, eu trabalhava em um hotel em São Paulo. Os hóspedes começaram a comentar então fui ver na TV do hotel e não dava para acreditar. Foi surreal, os americanos que estavam no hotel começaram a surtar e todos nós ficamos achando que era o fim do mundo. No 7x1 eu saí do trabalho atrasada e o jogo já tinha começado, estava no metro indo para casa e falando com um amigo indiano que estava vendo o jogo lá na Índia e ele me contando e eu não acreditava! Achei que ele tava zoando rsrs Agora que me dei conta que a morte do Ayrton Senna e a do Kurt Cobain também foram em 1994...

Expand full comment

Uau! Adorei as curiosidades, Érica. Você desbloqueou uma memória aqui sobre pintar e decorar a rua durante a Copa hehe! :) Obrigado pelo comentário!

Expand full comment

Cara, não sei. Tem alguma coisa que me encanta nesses textos. Continuo.

No meu gabinete, vale ressaltar momentos vividos em família, esses são os que brilham em minha memória. E também o gol do mineiro em 2005.

No 7x1, eu estava em casa, com uma ex que não merece menção honrosa kkkk

Em 94, eu via o céu de pirituba colorido por balões, enquanto a família e vizinhos estavam em polvorosa.

Expand full comment