Para ler ouvindo: Perfect Day, por Lou Reed.
21/06/2023 – 18h15. Buscar I. no trabalho.
Ah, o verão.
O celular indica que hoje o sol irá se por às 21h59. Será o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. Em Paris, o início da estação é comemorado com a Fête de la Musique, um festival de música itinerante que, em termos de aglomeração, me lembra os bloquinhos do Carnaval paulista; mania feia de viajante (ainda que agora eu seja local): comparar aquilo que não conhecemos com o que nos é familiar.
No caminho entre nosso apartamento e o trabalho de I., percebo funcionários de bares e restaurantes organizando palcos improvisados, caixas de som sendo descarregadas de minivans, DJs conectando cabos em suas aparelhagens.
21/06/2023 – 18h31. Primeira cerveja.
Há um bar legal perto do trabalho de I., de frente para a praça Hector Berlioz, um bom ambiente para tomarmos uma cerveja antes da nossa peregrinação musical, porém, ah, o verão, merece não uma, mas umas cervejas, de modo que faço algumas contas. “Com seis euros dá para comprar seis cervejas no mercado. Não. De jeito nenhum. Hoje não”.
21/06/2023 – 18h34. Flanando até o canal St. Martin.
O Google Maps mostra que o canal St. Martin, onde os jovens hipsters parisienses costumam confraternizar, fica a 40 minutos do mercado a pé ou 13 de metrô. Decidimos caminhar, afinal, ah, o verão. “Vamos sentir o clima. Deve ter uns bares legais no caminho”.
21/06/2023 – 18h37. Boneca Russa.
Em Boneca Russa, a ótima série da Netflix, Nadia se vê presa em um loop temporal no dia de sua morte. As “múltiplas” Nadias morrem e ressuscitam, voltando ao mesmo banheiro na mesma festa de aniversário infernal.
I. acha ter visto Nadia, ou uma das Nadias, a atriz Natasha Lyonne, em um bar. “É ela”, eu atesto e dou fé.
21/06/2023 – 18h49. Segunda cerveja.
Primeira parada. Instrumentos estão a postos na calçada em frente ao Les Martys. No interior do bar, um DJ toca hip hop. “Seis euros? Tem um mercado do outro lado da rua”.
21/06/2023 – 18h52. Boneca Russa pede um drink.
Do outro lado da rua, vejo Nadia pedir um drink. Pela cor, deve ser aperol spritz. Uns 10 euros, imagino.
21/06/2023 – 19h23. Terceira cerveja.
O tempo passa, a cerveja acaba e a banda não começa a tocar. O dia é o mais longo do ano, mas a nossa paciência não.
21/06/2023 – 19h49. Agora vai?
Os membros da banda posicionam-se com os seus instrumentos, o baterista começa a tocar algo e… duas músicas depois decidimos continuar a nossa caminhada até o canal St. Martin.
21/06/2023 – 19h57. Não gosto de bateristas que cantam.
Um trio de cavalheiros distintos na casa dos cinquenta toca Born to be Wild, do Steppenwolf. O vocalista é o baterista. Não gosto de bateristas que cantam. Mas o trio é ótimo. Deixo isso para lá e curto o show.
21/06/2023 – 19h59. Quarta cerveja? Ou quinta?
Hora de recarregar as baterias no mercado. As cervejas geladas estão no alto de um freezer. Um adolescente sobe em uma caixa de verduras com a ajuda de dois amigos para pegar as que estão mais atrás. Ele pergunta se quero algo. Aponto com o dedo para a seção de Heinekens. “Mais uma, por favor”, peço sem jeito. A cerveja escapa da mão do adolescente e, com um movimento de jogador de beisebol, a agarro no ar. Os garotos aplaudem. Sorrimos.
21/06/2023 – 20h14. Muita coisa acontecendo.
Há muita coisa acontecendo no caminho para o canal St. Martin.
21/06/2023 – 21h06. Unidos de Vila Sena.
“Não falei que parece os bloquinhos do Carnaval de São Paulo?”.
21/06/2023 – 21h39. Canal St. Martin.
O canal St. Martin está bombando. Os mais variados tipos bebendo, dançando, se divertindo. Mas acho que é hora de irmos para casa. “Justo agora que chegamos aqui?”, reflito em voz alta, “amanhã ainda é quinta-feira”, I. me consola. Ela tem razão.
21/06/2023 – 22h36. Estação Guy Môquet.
Na segunda temporada de Boneca Russa, Nadia encontra uma anomalia temporal no metrô de Nova York que lhe permite visitar o passado.
Na Estação Guy Môquet, já perto de casa, procuro algum portal que me faça descer de novo às 18h15 em frente ao trabalho de I; e começar tudo de novo.
🧠 Para ler, assistir e ouvir:
Dentro do segredo: uma viagem pela Coreia do Norte, do José Luís Peixoto. Mais do que as curiosidades do país mais fechado do mundo, um dos encerramentos mais bonitos que já li em um livro. Peixoto tem a sensibilidade de poucos.
This Much I Know to Be True (MUBI), esse documentário intimista sobre a parceria de anos entre Nick Cave e Warren Ellis.
O Queens of The Stone Age está de volta com o ótimo Times New Roman… (e eu fiquei muito triste que eles não utilizaram essa fonte na capa do álbum).
🗣 Call to action aleatória para gerar engajamento:
Vocês já passaram algum perrengue com Airbnb?
A newsletter dessa semana quase não saiu porque, além de nos mudarmos hoje pela manhã, o novo apartamento está sem internet – passei toda a tarde em contato com o host tentando resolver – em vão – o problema (até que desisti e gastei quase toda a internet do meu celular usando-o como roteador para o meu computador).
✍️ Notas de rodapé:
Sim, apesar de termos nos mudado para Paris em definitivo, ainda não temos uma casa para chamar de nossa. Seguimos na busca.
Essa edição não é uma das minhas preferidas, foi escrita às pressas em meio aos perrengues de uma mudança, pensei em não enviá-la, mas resolvi honrar o compromisso que firmei comigo mesmo de não pular nenhuma semana.
E não é porque firmei esse compromisso comigo mesmo que você deveria fazer o mesmo com a sua produção de conteúdo. Provavelmente estamos em momentos diferentes de carreira, temos prioridades diferentes, bagagens diferentes, lutas diferentes.
Estou com inscrições abertas para dois cursos: 1) Escrita Criativa; 2) Escrita de Viagem.
O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração. No próximo dia 29, o assunto do nosso encontro mensal será sobre monetização de conteúdo na internet. Para participar e ainda ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter (assine com 30% de desconto).
Por último, mas não menos importante, você sabia que a newsletter tem uma playlist com todas as músicas indicadas aqui? Ela é atualizada semanalmente.
vamo de perrengue de airbnb:
1. uma barata na cortina em NY e eu tenho PAVOR desse bicho;
2. no mesmo lugar (que era tipo um hostel) chegou um casal novo no meio da viagem. eles deixavam o banheiro sem condições de uso de tão nojento 🫠
Pode não ter sido uma das tuas preferidas, mas eu adorei. A ler senti-me no ambiente da Fête de la Musique, que é provavelmente a minha noite favorita do ano em Paris.