13 Comentários

Opa, que alegria ser citada! ❤️ e 38 livros não-lidos no Kindle? Nossa, você me superou de longe 😂😂

Expand full comment

E outros 14 pela metade 👀 hahaha

E imagina! Adoro a Nevoeiro 💚

Expand full comment

jogar o jogo sem perder a essência é o desafio desse trabalho, né? já caí no buraco da tentativa de agradar vez ou outra... hoje também me sinto mais alinhada e agora vou colocar como meta os 80/20 que você trouxe hahaha

sobre separar o artista da obra: tão complexo, né? eu acho que dá. acho que é preciso pelo bem da arte. e acho outras tantas coisas que ainda não processei pq é complexo 😂

Expand full comment

Um dos maiores desafios, eu diria. 80/20 acho que é uma boa meta. O sonho por aqui é eliminar esses 20% de uma vez, mas infelizmente ainda não é possível haha :)

E, sim, complexo demais. Não acho que seja o caso de passar pano, porém, isso que você falou de que "é preciso pelo bem da arte" faz sentido para mim.

Obrigado pelo comentário, Yna!

Expand full comment

Sensacional man. Obg por compartilhar. Obg pela dica de trilha para ouvir durante a escrita. Excelente 0/

Expand full comment

Feliz que gostou, Rodrigo. Obrigado pelo comentário!

Expand full comment

Comecei essa newsletter querendo rever Para Roma com Amor e terminei triste por descobrir que o Milan Kundera morreu (essa notícia havia me escapado, um ótimo sinal de que estou menos tempo nas redes sociais). Quando comecei a publicar minha newsletter, tive grandes dúvidas. Será mesmo que na era da corrida dos likes alguém ainda vai querer ler só texto? Mas ver que há tantas boas newsletter, como o Passageiro, que são mais 80/20 do que 20/80 me faz acreditar que estou no caminho certo. E separo sim autor e obra. As obras são maiores do que os autores.

Expand full comment

Rapaz, confesso que este aqui tem sido meu único "espaço seguro" na internet – nesse sentido da corrida dos likes. Tem sido um caminho muito prazeroso escrever a newsletter semana após semana sem me preocupar com as trends do momento. O Substack, de certa forma, tornou-se um espaço de resistência para quem escreve; até deixar de ser...

Obrigado pelo comentário, Mateus!

Expand full comment

Cada linha dessa news é extremamente necessária para quem tá nesse game.

Parabéns por trazer essa clareza e sensibilidade, meu caro!

Expand full comment

Nesse game tóxico, né? haha :)

Valeu demais pelo comentário, meu caro! Grande abraço!

Expand full comment

Confesso a vocês que ainda mantenho as redes sociais por causa do meu negócio, pois é um absurdo o tempo que investimos nessa atividade. Em relação a autenticidade, creio que sempre pratiquei os 80/20 (80% verdade pessoal) e talvez por causa disso, nunca tive grandes resultados oriundos das redes sociais. Isso que o Matheus ainda nem entrou no "hype" da IA....... assunto que está dando o que falar e ainda dará muito "pano para manga". Fraterno abraço!

Expand full comment

Ronald, o mesmo por aqui – meu sonho utópico é viver de direitos autorais.

IA é algo que ainda não tenho opinião formada – e experiência – para escrever sobre.

Obrigado pelo comentário, meu caro!

Expand full comment

Cara, se em alguma rede social viralizar uma pessoa ingerindo excremento, diversas outras também farão sem nem questionar o porquê daquilo. É a guerra pelo like.

Expand full comment