Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de aline passos

vou engajar por motivos de (além de saber que é importante): eis um tópico que está constantemente nas vozes da minha cabeça. moro em Fernando de Noronha (sim) há seis anos. No meio desse tempo, morei também nos Alpes Franceses (olala) por uma temporada; mas aqui vou me ater a Noronha.

nessa ilhazinha, a crise envolve tudo que você falou + o eterno vai e vem de peso na consciência por não estar aproveitando o dia morando em Noronha.

sim, a torre Eiffel vira banal, assim como o morro Dois Irmãos vira costumeiro (e para sempre lindo), mas realmente não dá pra morar em lugar turístico e viver como se não houvesse amanhã, à la turistas. eu preciso passar um sábado de sol (sem alugar um caminhão) estudando – e me remoendo pensando que deveria estar na praia curtindo, afinal, moro em Noronha. é um processo difícil de controlar mentalmente e atrapalha minha disciplina interna. é difícil ter rotina por aqui quando as pessoas na rua estão vivendo o presente adoidado; quando sempre tem uma festa de despedida; quando alguém acabou de chegar pra visitar e você acabada cedendo e indo pro rolê (white people problems, eu sei).

e a gente vira mesmo um tiquinho amargo reclamando dos lugares que estão sempre cheios de pessoas fazendo longos ensaios fotográficos e perguntando onde é a piscina que a Bruna Marquezine tirou tal foto. mas aí eu respiro fundo e penso na tal da empatia: cara, as pessoas juntaram uma grana pra vir aqui conhecer esse pedacinho de paraíso que eu tenho o privilégio de temporariamente chamar de casa.

(não cheguei a lugar algum com esse comentário, mas engajei, bjs)

Expand full comment
Avatar de Casei e Mochilei

Palpite do comentário sobre a frase em negrito: "o brasileiro ainda está tentando descobrir o significado da "expressão": "o espaço deles". 🤓

Eu acho que a questão do turismo tá mais relacionada ao nível de consciência das pessoas do que o próprio turismo em si.

Morando aqui na Inglaterra, vivemos em cidades como Liverpool por exemplo, que muitos moradores locais não tem a menor consideração pelo bairro onde vivem.

Expand full comment
31 more comments...

Nenhuma publicação